sábado, 29 de maio de 2010

Solução da charada fotográfica


Em 04/05/2010 foi feita uma charada fotográfica (ver post aqui), as respostas, pouco a pouco foram decifrando o partes do desafio, mas sem lograr a solução integral.

O documento faz parte da coleção de postais do Zgodovinski arhiv na Ptuju (ZAP - Arquivo Histórico de Ptuj), na Eslovênia. um arquivo regional. Acesse aqui texto em inglês sobre o Arquivo de Ptuj. A página do do ZAP traz informações importantes sobre a instituição, bem como acesso a alguns documentos, além dos principais instrumentos de pesquisa disponíveis para o consulente. Acesse aqui a página do arquivo de Ptuj. Está em esloveno, mas tem interface em inglês. O google translator apresenta resultados razoáveis nesse caso.

O pequeno país, do tamanho de Sergipe, tem uma cultura arquivística maior do que o nosso país-continente, com 6 arquivos regionais integrados ao Arquivo Nacional. Ptuj é uma cidade que concentra grande parte do patrimônio histórico, sediando o principal um museu histórico histórico do país. Guardadas as devidas proporções. pode-se dizer que é uma espécie de Ouro Preto (MG), no sentido de ser uma pequena cidade com grande e significativo patrimônio histórico nacional. Acesse aqui fotos do coordenador do Digifoto em  Ptuj.


Tradução da ficha
  • Signatura: SI ZAP 219/126 identificação: sigla do páis, sigla da instituição, nº do conjunto, nº do item
  • Kraj: Ptuj local
  • Tematike: Veduta SV smer tema: vista desde o lado nordeste
  • Opis razglednice: Pogled na Ptuj s severne smeri oz. iz smeri Ljudskega vrta. Napis: Pettau, vom Volksgarten aus gesehen. descrição do cartão postal: vista de Ptuj desde o lado norte na direção do Jardim Público
  • Leto: 1899 ano
  • Založnik: Wilhelm Blanke, Ptuj editor
  • Tehnika izdelave: Črno-beli tisk na osnovi fotografije. técnica de fixação: P&B impresso em base fotográfica
  • Format razglednice: 14 x 9 cm dimensões do cartão postal
  • Naslovnik: Mitzi Simonič, Wien destinatário: Mitzi Simonič, Viena
  • Besedilo: texto
  • Žig: Ohranjen vendar je prelepljen z lepenko. selo: fixado junto com o papel (baixo relevo)
  • Znamka: Verjetno je pod lepenko. marca: provavelmente sob o cartão
  • Opomba: Na hrbtni strani razglednice na desni strani sta nalepljena dva majhna kosa lepenke (en prekriva žig). obs: no verso, no lado direito, existem dois pedaços de papel colados (um cobre o carimbo)

Itens da charada
a) tipo de instituição: arquivo;
b) tipo de conjunto: coleção;
c) espécie: cartão postal;
d) 1i > 1000 p?: se fosse verdade a charada não teria sentido, não haveria necessidade de ficha descritiva e assim por diante; é importante ter a dimensão de que a descrição exaustiva dos conteúdos da imagem (agora em vias de automatização, mesmo que parcial) não dará, jamais, as informações de contexto arquivístico do documento fotográfico: qual o titular e quais os motivos (arquivísticos) de sua produção;
e) pertinência da ficha: nesse caso é adequada. Por ser uma coleção, a ficha deve estar limitada às informações de conteúdo e de características técnicas somente. O problema, que infelizmente é comum em instituições arquivísticas brasileira, é utilizar fichas similares para documentação arquivística, relegando a organicidade.

Aguarde pela próxima. Será de perder a cabeça....

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Aline Lacerda discutirá a fotografia e seus diferentes contextos documentais no Arquivo Nacional


A pesquisadora Aline Lacerda (ver Lattes aqui), integrante do grupo de pesquisa acervos fotográficos (ver página aqui) participará de mesa redonda em evento do Arquivo Nacional, no dia 31 de maio.  O encontro visa reunir representantes de instituições que possuem acervos fotográficos, conservadores, curadores, fotógrafos e colecionadores para compartilharem suas experiências nesse campo. 

A palestra de Aline versará sobre as várias formas que assumem os conjuntos documentais fotográficos nas instituições de guarda de memória e os enfoques tradicionais de tratamento desses materiais nesses locais, chamando a atenção para a importância do reconhecimento da natureza do conjunto - se arquivo ou coleção - para uma abordagem metodológica correta dos documentos. A partir de um enfoque arquivístico, discutirá as diferenças conceituais tradicionalmente reconhecidas entre termos usualmente naturalizados e usados sem muita precisão como coleções, arquivos, acervos...

A programação completa do evento está no portal do Arquivo Nacional e pode ser acessada aqui.

Quem não puder comparecer e quiser conhecer um pouco mais das opiniões da Aline pode consultar a tese de doutoramento dela, disponível neste blog, junto dos materiais do grupo de pesquisa (ou baixá-la daqui).

A pesquisadora publicou recentemente, com Simone Kropf, uma narrativa iconográfica sobre Carlos Chagas. Clique na imagem ao lado e acesse resenha publicada pela revista de pesquisa da FAPESP sobre a obra, ou clique aqui.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Fotografias de arquivo e política

Os documentos fotográficos de arquivo sempre estiveram muito ligados à política e à história. O post de hoje traz informação sobre um evento e um artigo sobre o tema.

O colóquio tem como objetivo reunir pesquisadores experientes na área para discutir as relações entre imagem e política no Brasil, do ponto de vista da história da fotografia e da história cultural do político. A partir da valorização de acervos de fotografias de arquivos, pretende-se provocar o debate sobre a construção social da imagem de personalidades da política no Brasil e as diversas vertentes estéticas da fotografia moderna, bem como a obra de fotógrafos e a prática fotográfica que envolve a política no século XX. Trata-se de problematizar o papel da fotografia como recurso da propaganda política e do controle social, ao mesmo tempo, ressaltar o poder de atração e fascinação da imagem política.

A programação completa do colóquio pode ser baixada aqui.

Dentre as várias qualidades há que ser destacada a palestra de Maria Teresa Bandeira de Mello, do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e integrante do grupo de pesquisa Acervos Fotográficos, do CNPq (acesse aqui a página do grupo) sobre as imagens constantes do acervo do AERJ. 

Um trabalho anterior da equipe Digifoto fotografias de investigação da Delegacia de Ordem Política e Social do Paraná foram analisadas para entender, sob a ótica do historiador, as ações dessa organização em Maringá, durante o período ditatorial.
 
Clique aqui para acessar o artigo.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Entendendo melhor o DIGIFOTO


A versão 1 do DIGIFOTO, em access, já foi analisada anteriormente, por um aluno de graduação de biblioteconomia, à guisa de Trabalho de Conclusão de Curso, em 2006. O trabalho, tem as típicas limitações de um TCC, porém buscou analisar a base de dados do DIGIFOTO sob a ótica de suas interfaces com a Ciência da Informação e com a representatividade das imagens. Acesse aqui a monografia de Pedro Paulo Madeira.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Aluno de IC do Digifoto publica artigo em periódico A2


A Iniciação Científica de Leandro de Melo Borges teve como resultado final um importante relato de experiência sobre o tratamento dado aos documentos fotográficos de arquivo pelo Centro de Documentação da UnB. O periódico é um dos mais conceituados da área de Ciência da Informação no Brasil, classificado no estrato A2 pelo sistema Qualis da CAPES. 

Resumo: 
O Centro de Documentação da Universidade de Brasília (Cedoc) é um órgão de assessoramento da administração superior da Universidade. Tem por finalidade recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos arquivísticos de valor permanente, produzidos e acumulados pelas áreas meio e fim da UNB, bem como aos bens culturais e históricos, constituindo instrumento de apoio à administração, à cultura, à história e ao desenvolvimento científico e tecnológico. O artigo está limitado às fotografias oriundas do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), constantes do acervo, verificando a adequação do tratamento desse material às diretrizes teórico-metodológicas da arquivologia. Foi percebido que o sistema configura-se de maneira a privilegiar o conteúdo das imagens, ao contrário do que se espera de um arquivo, onde o contexto arquivístico deveria ser ponto primordial para a organização e descrição das fotografias.

Referência e acesso:
LOPEZ, A., BORGES, L. Uma visão arquivística sobre os documentos fotográficos referentes ao decanato de ensino de graduação presentes no acervo do Centro de Documentação da Universidade de Brasília. Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil, v. 38, n. 3, p.160-176, set./dez. 2009. Disponível aqui.

Recomenda-se que o artigo seja cotejado com o projeto inicial de pesquisa (baixar aqui).

O que é o sistema Qualis?
O sistema Qualis visa estabelecer níveis de qualidade dos diversos periódicos para análise quantitativa da produção científica brasileira. As críticas a essa atribuição de valores, como parâmetro predominante para a avaliação dos programas de pós-graduação é muito criticada. Existem inúmeros artigos, blogs, ensaios etc. que condenam esse sistema (ver aqui um exemplo). Os periódicos científicos estão divididos em três categorias (A, B e C), sendo que a primeira apresenta apenas 2 estratos (A1 e A2), a segunda 5 estratos (B1, B2, B3, b4 e B5) e na última, nenhum estrato. Os periódicos classificados como C têm pontuação igual a zero. Os demais têm a pontuação definida por cada área da pós-graduação. Em Ciência da Informação só existe um periódico classificado no extrato máximo, A1 (Library Trends, USA). No segundo estrato, A2 a lista também é restrita para a CI, com apenas 3 periódicos nacionais, um deles é a revista "Ciência da Informação", onde o artigo foi publicado. É uma revista que tem critérios muito rigorosos para avaliação de artigos e é tão concorrida que está fechada para novas submissões desde setembro de 2009.

Ilustrações de Maurits Cornelis Escher 
(o "patrono" da MCEbyte)

terça-feira, 11 de maio de 2010

Ampliado o prazo para apresentação de projetos de PROIC

O Decanato de Pesquisa e Pós-graduação (DPP) suspendeu o processo de inscrições do ProIC (ver nota aqui) até a normalização dos serviços do CPD. Isso significa os interessados terão mais tempo para a elaboração de projetos. Recomenda-se os seguintes passos:
  1. Indicar sua ideia inicial de pesquisa em comentário do post sobre como iniciar IC (acesse aqui o post e aproveite para relê-lo).
  2. Baixe os exemplos de PIC deste blog (na 3ª caixinha da coluna ao lado) e observe exemplos de projetos.
  3. Baixe o formulário oficial do DPP (clique aqui) e tente preenchê-lo. Não se preocupe em finalizá-lo com perfeição. Faça apenas o que conseguir.
  4. Entre em contato comigo pelo comentário deste post, lembrando de indicar seu nome e e-mail.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Charada fotográfica.


Para estimular o debate o Digifoto passa a propor charadas que consistem em reproduzir situações reais ligadas aos arquivos que, além de exigir algum esforço detetivesco para entender o contexto arquivístico, colocam questões ligadas à organicidade dos documentos fotográficos nos arquivos.

Será que nos arquivos a simples descrição dos conteúdos da imagem é suficiente para entender o contexto dos documentos fotográficos? Se assim fosse a imagem seria auto-explicativa e não haveria necessidade do trabalho do arquivista. Os consulentes também dispensariam quaisquer outras informações extra-imagem para entender o documento. Tais informações somente serviriam como elementos de busca. Será? Veja como você se sai na charada fotográfica.

(clique na foto para ampliá-la)

A foto acima (belíssima por sinal) é integrante do acervo de uma instituição arquivística e traz os seguintes dados em sua ficha:

SI ZAP 219/126

  • Signatura: SI ZAP 219/126
  • Kraj: Ptuj
  • Tematike: Veduta SV smer
  • Opis razglednice: Pogled na Ptuj s severne smeri oz. iz smeri Ljudskega vrta. Napis: Pettau, vom Volksgarten aus gesehen.
  • Leto: 1899
  • Založnik: Wilhelm Blanke, Ptuj
  • Tehnika izdelave: Črno-beli tisk na osnovi fotografije.
  • Format razglednice: 14 x 9 cm
  • Naslovnik: Mitzi Simonič, Wien
  • Besedilo:
  • Žig: Ohranjen vendar je prelepljen z lepenko.
  • Znamka: Verjetno je pod lepenko.
  • Opomba: Na hrbtni strani razglednice na desni strani sta nalepljena dva majhna kosa lepenke (en prekriva žig).
A pergunta mais premente (após compreender a situação) é saber se esse tipo de descrição preserva a organicidade do documento e se foi uma boa solução encontrada pela instituição.

Use o campo comentário para dar sua opinião sobre:
a) o tipo de instituição na qual o documento se encontra;
b) o tipo de conjunto no qual o documento de encontra;
c) espécie documental ;
d) o slogan  "uma imagem vale mais do que mil palavras", neste caso;
e) a pertinência desse tipo de ficha, considerando o conjunto e a natureza da instituição.