terça-feira, 29 de junho de 2010

Mesa-redonda sobre grupo de pesquisa

O grupo  Acervos Fotográficos se reunirá nesta 5ª, às 14:00, no auditório da FCI, para conversar com os alunos da disciplina de Metodologia de Pesquisa do Programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UnB sobre a articulação de pesquisadores em grupos de pesquisa. A mesa-redonda, coordenada por Darcilene Sena Rezende, contará com contribuições de Telma Campanha de Carvalho, Aline Lopes de Lacerda e André Porto Ancona Lopez. Cada pesquisador procurará apontar brevemente os principais aspectos de suas pesquisas e as respectivas articulações com a Ciência da Informação e os ambientes institucionais nos quais vêm sendo desenvolvidas. A atividade tem como objetivo apresentar aos alunos o funcionamento interno de um grupo de pesquisa com vistas ao debate sobre a institucionalização da ciência no Brasil e um de seus mecanismos de sistematização.

A atividade é aberta a todos os interessados. Prestigie!

Convite - Defesa de dissertação

Nesta 5ªf ,às 9:00, no auditório da FCI, será a defesa da dissertação de Edna de Souza Carvalho, integrante do grupo de pesquisa Acervos Fotográficos intitulada Impacto da gestão de documentos no processo de produção digital da TV Senado. A candidata será inquirida por Aline Lopes Lacerda (Fiocruz-RJ) e Renato Tarciso Barbosa de Souza (PPGCINF-UnB) sob a presidência de André Porto Ancona Lopez (orientador). A autora assim resume o trabalho:

"O advento da digitalização aponta para inúmeras mudanças tanto nos instrumentos de trabalho, quanto nas formas de transmissão da programação das emissoras de televisão. O ciclo de produção prevê o tráfego digital de imagens e conteúdos, sem a utilização de mídias – padrão tapeless – impondo a existência de um processo de trabalho capaz de interligar rotinas de produção, distribuição, transmissão e arquivamento. Rousseau e Couture (1998) destacam que a introdução progressiva da tecnologia eletrônica transforma o modo como as instituições funcionam relativamente a métodos de criação e de recepção, de utilização, de conservação, de orientação e de eliminação da informação e dos documentos de arquivos. Nesse cenário os produtores de conteúdo terão que executar atividades de gestão de documentos para trabalharem com eficácia. Este estudo analisa a gestão de documentos audiovisuais digitais como uma das etapas do processo de produção em emissoras de televisão em ambiente digital, a partir do estudo de caso da TV Senado".

Assistir a defesas de teses e dissertação é uma atividade recomendável não apenas para o interessado no tema, porém para qualquer aluno de pós-graduação, que passa a entender melhor a sistemática acadêmica do evento, já se prepara para a própria defesa, prestigia um colega em um momento tão importante, além de perceber que uma banca de defesa não é um tribunal inquisitorial:

segunda-feira, 28 de junho de 2010

O poder das imagens


Na excelente partida de hoje a Argentina bateu o México por 3x1. O lance curioso, do ponto de vista das imagens ocorreu no 1º gol argentino, marcado como lance legal e depois visto como impedimento do atacante Tevez. Erros de arbitragem são comuns (mais do que se gostaria) e perdoáveis (muito mais do que se deveria), posto que os juízes são seres humanos, sujeitos a erros de interpretação, muitas vezes provocados por fatores conjunturais como a velocidade do lance, posicionamento na jogada etc. O curioso deste lance é que logo após o gol o atacante argentino olha para o bandeirinha, e este último inicia sua corrida em direção ao meio campo, validando o gol. O juiz hesita um momento e depois valida o gol, já em meio às comemorações argentinas. A equipe do México fica imóvel e não reclama de nada (quem cala, consente). Passados alguns instantes surge no telão do estádio a animação que revela a ilegalidade do lance. O fato não passa desapercebido do bandeirinha, que chama o árbitro, e nem da equipe do México que, agora, passa a reclamar de algo que, momentos antes havia sido percebido por eles apenas como um lance normal de jogo. 

Saindo da análise futebolística o episódio é marcante pois indica como a imagem, que nada mais era do que a representação de um momento da realidade, passou a ser mais importante do que a experimentação da realidade ocorrida momentos antes pela equipe mexicana. Uma simples imagem deu novo significado a um fato que já havia sido consumado. Para que isso fosse possível para milhões de pessoas ao redor do mundo simultaneamente a crença nos atributos técnicos e na precisão do aparato fotográfico utilizado teve que ser inquestionável. Mais do que isso, a crença na neutralidade da manipulação gráfica, que produziu uma zona de sombras e marcou, com suposta precisão, o momento exato do lance, teve que ser, igualmente unânime. Tal unanimidade foi responsável pela mudança de atitude da equipe do México, que de resignada passou a se sentir injustiçada e do bandeirinha que chamou o juiz para tentar reverter sua decisão. Os narradores do jogo (que nada comentaram sobre a irrgularidade antes de verem a animação gráfica) e os espectadores também passam a ressignificar o fato (reveja o lance aqui). A simples crença na precisão da imagem televisiva (e no aparato que a produz) é insuficiente para que o fato seja aceito como real pelos espectadores. Somente a animação computadorizada nos devolve a fé na realidade transmitida via satélite, posto que a imagem por si mesma nos é (mesmo com narração) ainda muito polissêmica. 

Nos documentos imagéticos de arquivo tal polissemia somente é eliminada pelo contexto de produção documental, que deverá estar presente nas ferramentas de gestão e organização documental. Com certeza, nesse exato momento, uma cópia de tais imagens já devem ter sido anexadas ao processo de análise técnica do desempenho do trio de arbitragem a ser feito pela comissão de arbitragem da FIFA. O próprio processo, por ser um documento administrativo, buscará eliminar a polissemia e as imagens estarão acompanhadas, não apenas da animação gráfica, de outros elementos, em sua maioria textuais, que não apenas promoverão outra significação do fato, mas que ainda darão algum tipo de encaminhamento administrativo. Nos arquivos da comissão disciplinar, mais importante do que saber o significado de tais imagens é registrar, de modo inequívoco e preciso, as ações administrativas deste órgão, subsidiadas, ou não, por imagens. Elas, como parte integrante de um documento maior, jamais poderão ser, em termos lógicos, desmembradas em função de qualquer interesse de pesquisa.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Documento fotográfico de arquivo ou coleção em instituição arquivística?


O hábito de tentar entender o conteúdo da imagem antes do contexto de produção arquivística pode levar a um grave mal entendido sobre a natureza dos documentos, com desdobramentos na organização técnica. A imagem acima, do Arquivo Nacional de Malta representa uma coleção de cópias digitais, recentemente doada pelo neto do fotógrafo. Como documento de arquivo, o documento fotográfico original pertenceria ao arquivo pessoal do fotógrafo, que, visitou Malta diversas vezes, em serviço, associado a alguma função relacionada a registros de viagem, ou algo similar. 

Hoje, no Arquivo de Malta, a imagem compõe uma coleção fotográfica, que tem buscado a colaboração de internautas para melhor contextualizar historicamente a cena e melhor entender o conteúdo da imagem. Se você for cadastrado no Facebook basta clicar aqui.

O procedimento não seria adequado no caso de um documento arquivístico, que deveria, em primeiro lugar, buscar informações sobre o contexto de produção e a função desempenhada no fundo de seu titular. Como não é mais o caso, o documento fotográfico perde importância para a informação histórica, evidenciada pelo registro imagético e o tratamento por conteúdo, típico das coleções, é totalmente adequado.

No Brasil, infelizmente, o que costuma se verificar é a infrutífera tentativa de dar tratamento arquivístico a fotografias de coleção, já descontextualizadas arquivísticamente, confundindo, em tal proceder, autoria intelectual com titularidade arquivística e potencialidade de uso histórico e cultural da informação visual com função arquivística.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

CIA cria grupo de trabalho sobre documentos fotográficos e audiovisuais

Clique na foto e tenha uma surpresa

Joan Boadas i Rasset de Girona (Catalunya) é o coordenador do grupo constituído pelo Conselho Internacional de Arquivos em 2009. O objetivo é promover a aproximação, de modo não excludente, dos temas vinculados ao patrimônio fotográfico e audiovisual aos arquivos. As primeiras ações previstas inicialmente, segundo ele são as seguintes:
  1. Conocer las encuestas realizadas por los diferentes organismos existentes. No proponer nuevas encuestas. Las existentes deberían permitir tener un conocimiento del estado de la cuestión. A partir de esta información detectar las necesidades de los archivos y sus temas de interés.
  2. Seleccionar los recursos que ya han sido elaborados por los distintos organismos y que puedan ser de interés para los archivos.
  3. Destilar los recursos existentes y preparar versiones que puedan ser de utilidad para los archivos. Temas posibles como ejemplo: Descripción; Metadatos; Conservación; Propiedad Intelectual,  Difusión, etc.
  4. Crear una base de datos bibliográfica. Como ejemplo se podría intentar disponer del material ya elaborado por los proyectos SEPIA y TAPE. Algunos de estos textos están traducidos a distintos idiomas. El web del ICA podría crear un apartado que acogiera los distintos textos que previamente serían validados por el Grupo de Trabajo.
  5. Posibilidad de crear un Foro en Internet pensado para archiveros que gestionan fondos fotográficos y audiovisuales.
Clique aqui para ver a nota oficial do boletim de noticias do CIA.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Projeto Digifoto na Internet


O banco de dados atual do Digifoto encontra-se na plataforma Access, com todas as vantagens e defeitos daquele software. Em 2009, André Martins e Antenor Maciel, sob a supervisão de Vilson Hartman, concluiriam bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Brasília, apresentando monografia relativa a transformação do antigo banco de dados em MySQL, na web. Na ocasião uma plataforma piloto esteve no ar por alguns meses, porém, devido a ataques cibertnéticos, foi bloqueada e passa agora por uma total reformulação, que incluirá tanto modificações técnicas de programação, como redefinição de alguns campos. 

domingo, 6 de junho de 2010

O poder da sugestão nas imagens fotográficas: nova charada


Muitas vezes nossa interpretação de significados de uma imagem é direcionada por fatores externos que sugestionam nossos sentidos. Outras vezes a própria perspectiva nos prega peças ou nos deixa confusos quando não é possível encontrar uma interpretação únivoca da imagem.

A charada proposta desta vez consiste em analisar a imagem abaixo:


a) proponha uma análise contextual do ponto de vista dos princípios da arquivologia;
                                                                                                                   
b) proponha uma descrição de conteúdos para o mesmo documento;

c) APÓS realizar os dois tópicos acima acesse o documento na íntegra ("caixa de bananas.pdf") e indique que alterações você faria em suas análises anteriores.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Este blog em números após 2 meses


Colocado no ar em 2 de abril de 2010, o blog do DigifotoWeb ultrapassou a marca de mil visitas, que acessaram 2.150 páginas. Foram 631 internautas de 82 cidades, representando 18 países. A expectativa inicial, que era de até 10 visitantes por dia, foi superada em mais de 60%. Baixe aqui o relatório completo por cidades.
Continue a participar do DigifotoWeb e a contribuir com esse espaço aberto para discussão sobre a organicidade arquivística de documentos imagéticos.