Imaginando UnB 2/2012

Essa página destina-se ao apoio da disciplina Tópicos Especiais em Organização da Informação – Turma A, Acervos Fotográficos, cód 382787, do PPGCINF/UnB, ministrada pelos profs. André Porto Ancona Lopez (UnB) e Antonia Salvador Benitez (UCM) do período letivo 2/2012.

A disciplina seguirá o projeto "Imaginando", desenvolvido pela Universidad Complutense de Madrid, no qual os alunos produzem imagens próprias para os conceitos trabalhados em aula. É fundamental que as imagens venham acompanhadas de uma ficha descritiva (virtual), com uma cópia impressa assinada, que dá ao projeto direitos de utilização acadêmica das imagens.
A disciplina funcionará de modo concentrado, de modo a otimizar a estadia da Prof. Antonia Salvador na UnB, com aulas às 5ªfs  de tarde (14:15hs às 17:45hs), 2ªfs, 3ªfs e 4ªfs de noite (19:00hs às 20:40hs) no CEDOC/UnB no seguinte esquema:

A ideia é sempre partir de um conceito cru, somente indicado na 5ªf, para o qual os alunos terão o final de semana para produzir pelo menos uma imagem para cada termo. Na 2ªf discutiremos as imagens relativas ao primeiro conceito e na 3ªf as do segundo conceito. No final desta segunda noite será disponibilizada literatura de natureza teórico-conceitual para aprimoramento. A 4ªf destina-se a novas discussões e eventuais revisões e/ou novas produções das imagens em função das discussões das noites anteriores e das leituras preliminares indicadas. Na aula de 5ªf fecha-se o ciclo com ampla discussão embasada nos textos e nas imagens produzidas. No final desta tarde, libera-se outros dois conceitos para início de um novo ciclo.

O cronograma buscou seguir esse esquema básico, porém apresenta as seguintes particularidades:
  • não haverá aula no dia 8/nov em função do WICI, em seu lugar todos os alunos deverão comparecer à reunião aberta do GPAF, prevista para a tarde de 6ªf, dia 9/nov (ver programação do WICI aqui);
  • não haverá aulas nas noites de 13 e 14 /nov em função de participação dos professores em evento no Rio de Janeiro;
  • em compensação, a aula da noite de 12/nov (2ªf) será dobrada , indo até as 22:00hs;
  • após o dia 29/nov, com o retorno da profa. Antonia a Madrid, encerra-se o último ciclo conceito-imagem-conceito e todas as aulas subsequentes ocorrerão às 5ªf de tarde.
  • as duas primeiras semanas de dezembro estarão destinadas à consolidação dos conceitos e à apresentação das imagens finais;
  • após esse momento, os alunos terão uma longa janela para elaboração dos artigos finais (espera-se que de ótima qualidade), devendo apresentá-los publicamente em 21/fev.
A tabela abaixo consolida tais informações:

Ementa geral (oficial):
Tópicos Especiais em Organização da Informação. Estudo e discussão de problemas relacionados à organização da informação, tais como: relativos a acervos fotográficos; à arquitetura da Informação; as bibliotecas digitais; à imagem e à memória; à inteligência organizacional e competitiva; às políticas de informação do Estado; à gestão dos patrimônios documentais; e à representação e organização da informação e do conhecimento.
Ementa específica
Tópicos Especiais em Organização da Informação: acervos fotográficos. Estudo e discussão de problemas relacionados à organização da informação em acervos fotográficos tendo como cenário mais amplo os documentos imagéticos. Fazem parte do escopo a discussão da própria formação de diferentes modalidades de acervo, e das diferentes origens, compreensões e usos do documento fotográfico. A perspectiva orgânica do documento fotográfico norteará as demais atividades executadas nos acervos fotográficos, relacionadas, sobretudo, à organização documental e à gestão da informação com vistas à descrição e ao acesso para utilização como prova administrativa, como insumo para gestão e como fonte de pesquisa e de conhecimento. O escopo engloba ainda a utilização e preservação da fotografia em nossa sociedade, interrelacionando tais elementos à reflexão acerca da organização e disponibilização do documento fotográfico em diversas unidades informacionais, destacando a importância desses processos como formas de construção e manutenção de memórias.

Um comentário:

  1. Precisamos de disciplinas desse nível na UFSC!!
    Fica um pontinho de inveja e a esperança de ainda poder me aperfeicçoar futuramente no CEDOC/UNB.
    Sucesso!!
    Rinaldo Viana
    Biblioteconomia / UFSC

    ResponderExcluir