Imaginando DINTER/2013


Essa página destina-se ao apoio da disciplina Tópicos Especiais em Organização da Informação – Turma A, Acervos Fotográficos, cód 382787, do PPGCINF/UnB, ministrada pelo profs. André Porto Ancona Lopez (UnB) como atividade do DINTER com a UFES no período letivo 1/2013

A disciplina seguirá o projeto "Imaginando", desenvolvido pela Universidad Complutense de Madrid, no qual os alunos produzem imagens próprias para os conceitos trabalhados em aula:
  • ver página sobre aplicação anterior do projeto na UnB aqui;
  • ler posts sobre essa experiência aqui e aqui
É fundamental que as imagens venham acompanhadas de uma ficha descritiva (virtual), com uma cópia impressa assinada, que dá ao projeto direitos de utilização acadêmica das imagens.

A disciplina funcionará de modo concentrado, no seguinte esquema:

Ementa geral (oficial):
  • Tópicos Especiais em Organização da Informação. Estudo e discussão de problemas relacionados à organização da informação, tais como: relativos a acervos fotográficos; à arquitetura da Informação; as bibliotecas digitais; à imagem e à memória; à inteligência organizacional e competitiva; às políticas de informação do Estado; à gestão dos patrimônios documentais; e à representação e organização da informação e do conhecimento.

Ementa específica

  • Tópicos Especiais em Organização da Informação: acervos fotográficos. Estudo e discussão de problemas relacionados à organização da informação em acervos fotográficos tendo como cenário mais amplo os documentos imagéticos. Fazem parte do escopo a discussão da própria formação de diferentes modalidades de acervo, e das diferentes origens, compreensões e usos do documento fotográfico. A perspectiva orgânica do documento fotográfico norteará as demais atividades executadas nos acervos fotográficos, relacionadas, sobretudo, à organização documental e à gestão da informação com vistas à descrição e ao acesso para utilização como prova administrativa, como insumo para gestão e como fonte de pesquisa e de conhecimento. O escopo engloba ainda a utilização e preservação da fotografia em nossa sociedade, interrelacionando tais elementos à reflexão acerca da organização e disponibilização do documento fotográfico em diversas unidades informacionais, destacando a importância desses processos como formas de construção e manutenção de memórias.

Objetivos:
  • Revisar os princípios e principais atividades da Arquivologia, com vistas a compreender as especificidades da organização arquivística de documentos imagéticos, considerando que os materiais fotográficos podem ser encarados como ocorrência típica de tal universo. 
  • Capacitar os alunos para a identificação de materiais imagéticos de natureza arquivística e aplicar procedimentos pertinentes à sua organização, priorizando o contexto de produção, a fim de garantir a compreensão da gênese documental.

Metodologia do curso:
  • O conteúdo programático será desenvolvido por meio de aulas expositivas, atividades de leitura, discussão em sala de aula,. Para os itens 2, 4, 6, 8  e 10 os alunos deverão produzir fotografias de própria autoria que possam representar os conceitos a serem analisados, de acordo com a metodologia “Imaginando”, compartilhada com a Universidad Complutense de Madrid.

Conteúdo programático
  1. Princípios básicos: princípio da proveniência; ciclo vital dos documentos; respeito à ordem original; utilização administrativa e utilização pelo pesquisador.
  2. Especificidades e análise no universo de materiais fotográficos.
  3. Características principais do documento de arquivo: imparcialidade, autenticidade, naturalidade;  organicidade.
  4. Especificidades e análise no universo de materiais fotográficos.
  5. Conceitos gerais das principais atividades arquivísticas: gestão documental e sistemas de arquivo;  identificação; avaliação e tabelas de temporalidade; classificação, descrição.
  6. Especificidades e análise no universo de materiais fotográficos.
  7. Conceitos básicos da classificação arquivística: tipologia documental; modelos de classificação;  ordenação; coleções e bancos de dados.
  8. Especificidades e análise no universo de materiais fotográficos.
  9. Conceitos básicos da descrição arquivística: instrumentos de controle e de pesquisa;  standarts de descrição; banco de dados e divulgação de acervo; acesso e cidadania.
  10. Especificidades e análise no universo de materiais fotográficos.
  11. Contextualização arquivística de documentos imagéticos: contexto de produção documental; ilusão e objetos impossíveis; imagens iguais, documentos diferentes.
  12. Recontextualização de documentos imagéticos: novas atribuições de sentido pela sociedade; documento de arquivo e obra de arte; obra de arte e documento de arquivo; documento de arquivo e peça de coleção.
  13. Documento fotográfico como documento imagético de arquivo: arquivos contemporâneos; a fotografia nos arquivos; gênese do documento fotográfico; propostas para o tratamento arquivístico.

Referências bibliográficas
A bibliografia que se segue indica as principais referências que serão feitas e utilizadas em aula, sem ter a pretensão de ser exaustiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário