O banco de dados atual do Digifoto encontra-se na plataforma Access, com todas as vantagens e defeitos daquele software. Em 2009, André Martins e Antenor Maciel, sob a supervisão de Vilson Hartman, concluiriam bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Brasília, apresentando monografia relativa a transformação do antigo banco de dados em MySQL, na web. Na ocasião uma plataforma piloto esteve no ar por alguns meses, porém, devido a ataques cibertnéticos, foi bloqueada e passa agora por uma total reformulação, que incluirá tanto modificações técnicas de programação, como redefinição de alguns campos.
Ambiente de divulgação, discussão e produção de conhecimento científico sobre a temática dos documentos imagéticos em arquivos, sobretudo no que tange à organicidade arquivística.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Projeto Digifoto na Internet
Postado por
André Porto Ancona Lopez
às
09:13
Marcadores:
Acervo fotográfico,
Arquivologia em geral,
Brasil,
Ciências da Computação,
Documento fotográfico,
LOPEZ A P A,
Monografia de graduação,
Organicidade,
Projeto Digifoto,
Projeto DigifotoWeb,
Recursos práticos e semi-bibliográficos,
Sistema informatizado,
UCB
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa tarde,
ResponderExcluirTrabalho na Secretaria de Comunicações de uma Universidade Federal na organização de um acervo fotográfico de aproximadamente 200 mil imagens.
No decorrer de minhas atividades descobri que tratava-se de uma massa documental acumulada, onde as imagens estão apartadas de sua contextualização (hoje o conhecimento é tácito e restrito a um funcionário remanescente da época de criação das fotografias), há uma replicação dos documentos (são guardadas aproximadamente 15 fotografias do mesmo personagem) e foi instituída uma política de que todas as imagens tem caráter de guarda permanente. O pior é que o setor não dispõe de espaço físico ou digital para acondicionamento e guarda desta documentação, que está sujeita ao expurgo por subscrição dos dados em nosso servidor.
Solicito ajuda quando a literatura direcionada a esse assunto para melhor capacitar-me para esse trabalho ou ainda de receber o auxílio dos colaboradores deste blog.
Atenciosamente,
Artur Litran
arturlitran@gmail.com