segunda-feira, 14 de junho de 2010

Projeto Digifoto na Internet


O banco de dados atual do Digifoto encontra-se na plataforma Access, com todas as vantagens e defeitos daquele software. Em 2009, André Martins e Antenor Maciel, sob a supervisão de Vilson Hartman, concluiriam bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Brasília, apresentando monografia relativa a transformação do antigo banco de dados em MySQL, na web. Na ocasião uma plataforma piloto esteve no ar por alguns meses, porém, devido a ataques cibertnéticos, foi bloqueada e passa agora por uma total reformulação, que incluirá tanto modificações técnicas de programação, como redefinição de alguns campos. 

Um comentário:

  1. Boa tarde,

    Trabalho na Secretaria de Comunicações de uma Universidade Federal na organização de um acervo fotográfico de aproximadamente 200 mil imagens.

    No decorrer de minhas atividades descobri que tratava-se de uma massa documental acumulada, onde as imagens estão apartadas de sua contextualização (hoje o conhecimento é tácito e restrito a um funcionário remanescente da época de criação das fotografias), há uma replicação dos documentos (são guardadas aproximadamente 15 fotografias do mesmo personagem) e foi instituída uma política de que todas as imagens tem caráter de guarda permanente. O pior é que o setor não dispõe de espaço físico ou digital para acondicionamento e guarda desta documentação, que está sujeita ao expurgo por subscrição dos dados em nosso servidor.

    Solicito ajuda quando a literatura direcionada a esse assunto para melhor capacitar-me para esse trabalho ou ainda de receber o auxílio dos colaboradores deste blog.

    Atenciosamente,

    Artur Litran
    arturlitran@gmail.com

    ResponderExcluir