sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sugestões para montar um plano de trabalho de Iniciação Científica


O projeto de Iniciação Científica deve, ao mesmo tempo, representar um avanço na pesquisa do orientador e um desenvolvimento dos interesses de pesquisa do aluno. Isso significa que o projeto do aluno deve estar vinculado ao trabalho do orientador, porém preservando um interesse de pesquisa mais específico de cada aluno. Essa é a diferença entre o PROJETO (do orientador) e o PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL (do aluno).

Nas caixas de texto das colunas da direita ("Textos ligados ao Digifoto") o projeto base pode ser encontrado, bem como os texto que norteiam a minha pesquisa. O conhecimento desse material é fundamental para que o aluno possa pensar em um aspecto mais específico para desenvolver.

Na outra caixa de textos estão disponíveis alguns exemplos de planos de Iniciação Científica anteriores, somente como exemplificação.
Lá o aluno interessado pode ver que a elaboração de um plano não é um bicho de 7 cabeças...

5 comentários:

  1. Muito legal, André! Acho importantíssimo essa 'desmistificação' da iniciação científica. Se houvesse mais iniciativas como essa de esclarecer o que é e de como funciona teríamos mais graduandos pesquisando e contribuindo para o crescimento, desenvolvimento e fortalecimento da arquivística.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Sei que você está ajudando a divulgação. Agradeço. :)

    Em tempos de greve os canais virtuais são o que nos restam para continuar a trabalhar com educação e formação de novos pesquisadores.

    Na UNESP, em Marília, o curso tem monografia e é voltado para a pesquisa em pós-graduação. Lá o interesse dos alunos é realmente muito grande.

    Aqui não temos a monografia. Até quando? Acho que isso contribui para a "mistificação" da coisa.

    Na verdade estou meio desesperançoso quanto ao interesse de futuros "concurseiros" à IC. Vamos ver quantos se inscrevem no post anterior...

    Na saída de minha última aula antes da greve conversei com alguns alunos no estacionamento que disseram ter interesse em IC, mas que não encontravam professores para orientá-los. O problema é que os alunos só chegam até mim no final do curso, quando já não dá mais tempo de fazer IC.

    Procurem-me! Ou melhor, indiquem o interesse aqui que eu tento ajudá-los!

    ResponderExcluir
  3. Não temos monografia, nem tantas pesquisas científicas, fiquei surpreso quando soube do teu projeto.. tenho bastante interesse em participar desse!!

    ResponderExcluir