sexta-feira, 28 de maio de 2010

Aline Lacerda discutirá a fotografia e seus diferentes contextos documentais no Arquivo Nacional


A pesquisadora Aline Lacerda (ver Lattes aqui), integrante do grupo de pesquisa acervos fotográficos (ver página aqui) participará de mesa redonda em evento do Arquivo Nacional, no dia 31 de maio.  O encontro visa reunir representantes de instituições que possuem acervos fotográficos, conservadores, curadores, fotógrafos e colecionadores para compartilharem suas experiências nesse campo. 

A palestra de Aline versará sobre as várias formas que assumem os conjuntos documentais fotográficos nas instituições de guarda de memória e os enfoques tradicionais de tratamento desses materiais nesses locais, chamando a atenção para a importância do reconhecimento da natureza do conjunto - se arquivo ou coleção - para uma abordagem metodológica correta dos documentos. A partir de um enfoque arquivístico, discutirá as diferenças conceituais tradicionalmente reconhecidas entre termos usualmente naturalizados e usados sem muita precisão como coleções, arquivos, acervos...

A programação completa do evento está no portal do Arquivo Nacional e pode ser acessada aqui.

Quem não puder comparecer e quiser conhecer um pouco mais das opiniões da Aline pode consultar a tese de doutoramento dela, disponível neste blog, junto dos materiais do grupo de pesquisa (ou baixá-la daqui).

A pesquisadora publicou recentemente, com Simone Kropf, uma narrativa iconográfica sobre Carlos Chagas. Clique na imagem ao lado e acesse resenha publicada pela revista de pesquisa da FAPESP sobre a obra, ou clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário