Em 04/05/2010 foi feita uma charada fotográfica (ver post aqui), as respostas, pouco a pouco foram decifrando o partes do desafio, mas sem lograr a solução integral.
O documento faz parte da coleção de postais do Zgodovinski arhiv na Ptuju (ZAP - Arquivo Histórico de Ptuj), na Eslovênia. um arquivo regional. Acesse aqui texto em inglês sobre o Arquivo de Ptuj. A página do do ZAP traz informações importantes sobre a instituição, bem como acesso a alguns documentos, além dos principais instrumentos de pesquisa disponíveis para o consulente. Acesse aqui a página do arquivo de Ptuj. Está em esloveno, mas tem interface em inglês. O google translator apresenta resultados razoáveis nesse caso.
O pequeno país, do tamanho de Sergipe, tem uma cultura arquivística maior do que o nosso país-continente, com 6 arquivos regionais integrados ao Arquivo Nacional. Ptuj é uma cidade que concentra grande parte do patrimônio histórico, sediando o principal um museu histórico histórico do país. Guardadas as devidas proporções. pode-se dizer que é uma espécie de Ouro Preto (MG), no sentido de ser uma pequena cidade com grande e significativo patrimônio histórico nacional. Acesse aqui fotos do coordenador do Digifoto em Ptuj.
Tradução da ficha
- Signatura: SI ZAP 219/126 identificação: sigla do páis, sigla da instituição, nº do conjunto, nº do item
- Kraj: Ptuj local
- Tematike: Veduta SV smer tema: vista desde o lado nordeste
- Opis razglednice: Pogled na Ptuj s severne smeri oz. iz smeri Ljudskega vrta. Napis: Pettau, vom Volksgarten aus gesehen. descrição do cartão postal: vista de Ptuj desde o lado norte na direção do Jardim Público
- Leto: 1899 ano
- Založnik: Wilhelm Blanke, Ptuj editor
- Tehnika izdelave: Črno-beli tisk na osnovi fotografije. técnica de fixação: P&B impresso em base fotográfica
- Format razglednice: 14 x 9 cm dimensões do cartão postal
- Naslovnik: Mitzi Simonič, Wien destinatário: Mitzi Simonič, Viena
- Besedilo: texto
- Žig: Ohranjen vendar je prelepljen z lepenko. selo: fixado junto com o papel (baixo relevo)
- Znamka: Verjetno je pod lepenko. marca: provavelmente sob o cartão
- Opomba: Na hrbtni strani razglednice na desni strani sta nalepljena dva majhna kosa lepenke (en prekriva žig). obs: no verso, no lado direito, existem dois pedaços de papel colados (um cobre o carimbo)
Itens da charada
a) tipo de instituição: arquivo;
b) tipo de conjunto: coleção;
c) espécie: cartão postal;
d) 1i > 1000 p?: se fosse verdade a charada não teria sentido, não haveria necessidade de ficha descritiva e assim por diante; é importante ter a dimensão de que a descrição exaustiva dos conteúdos da imagem (agora em vias de automatização, mesmo que parcial) não dará, jamais, as informações de contexto arquivístico do documento fotográfico: qual o titular e quais os motivos (arquivísticos) de sua produção;
e) pertinência da ficha: nesse caso é adequada. Por ser uma coleção, a ficha deve estar limitada às informações de conteúdo e de características técnicas somente. O problema, que infelizmente é comum em instituições arquivísticas brasileira, é utilizar fichas similares para documentação arquivística, relegando a organicidade.
Aguarde pela próxima. Será de perder a cabeça....
Devo concordar com meus professores: descrição é pura atividade intelectual do arquivista. Com certeza é a via real (isto é, a mais desimpedida) à informação contida no dcumento.
ResponderExcluirNem me arrisquei a tentar uma solução ao problema.
Abraço.
Ícaro,
ResponderExcluirQuem não arrisca não petisca...
A noção de falibilidade é inerente à ciência. Arriscar somente quando já se sabe que irá acertar não é arriscar. Produzir conhecimento científico quando já se sabe o resultado não é ciência; pode ser religião ou meramente replicação de procedimento técnico.
Nos arquivos brasileiros os procedimentos replicáveis cada vez mais vêm ocupando o lugar da indagação e da reflexão. A compreensão do fenômeno passa a ser substituída por uma explicação apriorística e modelar. Se os fatos não condizerem com as resoluções do CONARQ eles deverão ser adaptados a ele ou descartados do universo de ação do arquivista. Aqueles que buscam questionar a pertinência da verdade emanada pelo CONARQ são estigmatizados como hereges ou como petulantes cidadãos que ousaram dizer que o rei estava nu.
Sobre a falibilidade ver interessante texto de Rodrigo Fortes clicando aqui.
Quem sabe no próximo desafio você perca o medo de errar. Isso é: será que tem um certo e um errado?
Aguarde...