quinta-feira, 27 de maio de 2010

Fotografias de arquivo e política

Os documentos fotográficos de arquivo sempre estiveram muito ligados à política e à história. O post de hoje traz informação sobre um evento e um artigo sobre o tema.

O colóquio tem como objetivo reunir pesquisadores experientes na área para discutir as relações entre imagem e política no Brasil, do ponto de vista da história da fotografia e da história cultural do político. A partir da valorização de acervos de fotografias de arquivos, pretende-se provocar o debate sobre a construção social da imagem de personalidades da política no Brasil e as diversas vertentes estéticas da fotografia moderna, bem como a obra de fotógrafos e a prática fotográfica que envolve a política no século XX. Trata-se de problematizar o papel da fotografia como recurso da propaganda política e do controle social, ao mesmo tempo, ressaltar o poder de atração e fascinação da imagem política.

A programação completa do colóquio pode ser baixada aqui.

Dentre as várias qualidades há que ser destacada a palestra de Maria Teresa Bandeira de Mello, do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e integrante do grupo de pesquisa Acervos Fotográficos, do CNPq (acesse aqui a página do grupo) sobre as imagens constantes do acervo do AERJ. 

Um trabalho anterior da equipe Digifoto fotografias de investigação da Delegacia de Ordem Política e Social do Paraná foram analisadas para entender, sob a ótica do historiador, as ações dessa organização em Maringá, durante o período ditatorial.
 
Clique aqui para acessar o artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário