sábado, 11 de dezembro de 2010

Redes Sociais e Documentos Imagéticos: Marataízes

Foto do litoral de Marataízes. Autor: Odon Machado. s.d.

Sem entrar em detalhes, as redes sociais conquistaram os brasileiros. Primeiro foi o Orkut, seguido do Twitter e Facebook. Esse post tece alguns comentários sobre uma comunidade de pessoas que foi criada nessa última rede social, com um forte elemento aglutinador: a fotografia, ou, nos termos desse grupo de pesquisa, documentos imagéticos. Trata-se de representações simbólicas, históricas e afetivas de indivíduos que tiveram experiências vivenciais no balneário de Marataízes, litoral do Espírito Santo.

Redes sociais são, de acordo com Boyd e Ellison (2007), “[...] serviços baseados na Web que permitem aos indivíduos (1) construir um perfil público ou semi-público dentro de um sistema limitado (2) articular uma lista de outros usuários com quem eles compartilham uma conexão, e (3) ver e percorrer essas listas e outras feitas por demais pessoas dentro do mesmo sistema. A natureza e a nomenclatura dessas conexões podem variar de local para local”. Complementa-se essa definição, a comunicação mediada por computador.

Essa possibilidade de articulação fez com que, em outubro de 2010, uma dessas pessoas, o advogado Ronald Mignone, com uma história de vida profundamente ligada ao balneário, criasse-se, no Facebook, um grupo fechado denominado “Marataízes”, do qual só participam convidados. Ainda que possam existir casos semelhantes que desconheço, o crescimento do grupo apresenta algumas características essenciais: intensa participação dos membros, crescimento acelerado e comunicação mediada, quase que totalmente, por documentos imagéticos.

Quantitativamente, na data desse post, contabiliza-se 280 membros e 1.771 publicações. Dessas, 568 são de documentos imagéticos.

Por serem de livre postagem, tais documentos constituem uma coleção polissêmica, multifacetada e caleidoscópica, não organizada, cujos temas navegam das praias às construções históricas, fotos antigas de família, barcos, aviões, pescadores, catadores de mariscos e semelhantes, acidentes naturais (ressacas), bailes de carnaval, etc., tornando impossível citar todos aqui.

O volume de documentos e a quase total ausência de informações que os identifique levou o próprio criador do grupo a perguntar sobre a foto que ilustra o início desse post: “Eu vi essa foto maravilhosa postada aqui. De quem é?”. Por esse motivo e, considerando-se seu valor histórico e afetivo, muitos membros já perceberam e manifestaram a necessidade de organizar essa coleção, de forma que, estando os documentos imagéticos devidamente identificados e armazenados, possam ser facilmente recuperados. Outros vêem, inclusive, a possibilidade de que o acervo venha a fazer parte do museu do balneário.

Configura-se, portanto, uma oportunidade de dupla via, no meu entender. De um lado o interesse de algum membro do Grupo de Pesquisa em Acervos Fotográficos-GPAF assumir o encargo de construir cientificamente o acervo como projeto de pesquisa e, de outro, a contribuição que poderá ser feita aos membros do grupo no Facebook, ao balneário de Marataízes, seus habitantes, turistas, pesquisadores e admiradores.

Para tanto, acredito ser viável conseguir recursos, seja no âmbito das instituições/órgãos financiadores de pesquisa (federais, estaduais e municipais), bem como, do setor privado, através da Lei de Incentivo à Cultura, por exemplo.

Quem tiver interesse em conhecer, esclarecer dúvidas ou colaborar, favor entrar em contato com os Administradores do Grupo: Ronald Mignone (ronaldmignone@hotmail.com); Antônio Miranda (amb2miranda@hotmail.com); Ricardo Mignone (ricardo.mignone@gmail.com); Ivilisi Soares de Azevedo e Victor de Moura. Infelizmente, não possuo o e-mail dos dois últimos.

8 comentários:

  1. Muito bom, Niro!!!
    A idéia da exposição das imagens postadas na comunidade já está vigindo.
    Teremos notícias dentro em breve da realização da exposição.
    Abração!!
    Ronald Mignone

    ResponderExcluir
  2. Amigos amantes de Marataizes !!! Coloquei um link no nosso Blog FALA MALANDRO , onde temos uma pagina dedicada a Marataizes . O trabalho de união entre todos os maratimbas de nascimento e de coração,esta trazendo muitas aegrias aqueles que pelo menos passaram uma parte da vida lá. Parabens pela materia. Abraços PEDRO e MARISA

    ResponderExcluir
  3. Olá Ronald!
    Embora eu tenho sugerido algum membro do GPAF para construir o acervo, lembro ter afirmado pessoalmente que, também, outros pesquisadores poderiam fazê-lo, como da UFES, por exemplo. Isso, obviamnente, não descartaria possíveis colaborações.
    Sucesso na exposição. Lembre-se contudo, que assim como um acervo, uma exposição deve manter sua organicidade. Se precisar ou desejar ajuda, escreva-me.
    Grande abraço,
    Niro

    ResponderExcluir
  4. Bem-vindos Pedro e Marisa!
    Os acervos se comportam, metaforicamente, como sistemas vivos, "dialogando" em diversos níveis, desde o político-social e econômico até o afetivo e individual.
    Muito obrigado pelo comentário e pela referência no Blog FALA MALANDRO.
    Abraços,
    Niro

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Niro, muito bom!

    Pergunta ao pessoal do "Fala Malandro": qual é a url do blog? e do Link?

    Como o Niro bem disse o GPAF é formado por pesquisadores com interesses comuns em torno do fenômeno da fotografia e seus acervos. Não queremos monopólio de nada e buscamos continuamente a ampla discussão de idéias, trabalhos, problemas etc. mesmo que não sejam os nossos, até mesmo porque não somos monolíticos. Já que a ciência só pode avançar pela pluralidade e diversidade de abordagens, o GPAF sempre poderá acolher novas adesões. Este blog é permanentemente aberto para postagens, comentários, notas, divulgações etc. relacionadas ao tema, independentemente de pertencimento ao GPAF.
    Fico à disposição em apalopez@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Excelente iniciativa, Niraldo!

    Tenho total convicção de que a organização das fotografias sob o espectro da ciência é fundamental para a criação de um "Centro de Memória de Marataízes"

    Interesso-me também pelos "acervos ocultos", a investigar.

    Grande abraço e bola pra frente!

    victor.demb@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá André!
    Frato pelas considerações. O endereço do blog Fala Malandro é http://luppemarisa.blogspot.com/
    Abs

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado Victor!
    Vamnos manter essa interatividade.
    Abs

    ResponderExcluir